UTILIZANDO AS MIDIAS SOCIAIS COMO ALICERCE AOS ESTUDOS E TRABALHO

Por Marcus Peralva

Prezados leitores,
Com muito prazer chegamos ao nosso segundo encontro em nossa coluna de Literatura, e para hoje decidi compartilhar com vocês como as mídias sociais podem servir de alicerce para suas atividades do dia a dia, em particular, aquelas voltadas para o estudo.
Antes de mais nada, é interessante discutirmos o que são as mídias sociais. Se vocês derem uma rápida pesquisada pela internet, vocês podem encontrar facilmente este conceito, sendo em suma uma mídia social sites e aplicativos que permitem aos seus usuários interagirem entre si de forma síncrona e assíncrona por meio do compartilhamento de materiais, sejam estes fotos, vídeos, documentos, áudios, dentre outros.

As mídias socias sem dúvida vinheram para mudar o modo ao qual nos comunicamos entre si, e hoje dificilmente vocês conseguem passar desapercebido, pois é fácil se descobrir se você leu ou não uma mensagem, ou aonde você está, pois as próprias mídias te denunciam. Até mesmo quando você programa para a mídia não apresentar tais detalhes, tem como se descobrir por meio da instalação de outros “aplicativos caguetes”.
Mas já sabemos as maravilhas do uso das mídias sociais, em especial o WhatsApp para a comunicação e o lazer, mas vocês já pensaram em como utilizá-lo para maximizar o seu trabalho e estudos?
Eu como docente utilizo o WhatsApp e o Instagram para a divulgação de materiais para os meus alunos, servindo como uma espécie de lembrete, para que eles não se esqueçam dos prazos das nossas atividades, além de compartilhar os materiais do nosso dia-a-dia de aula, mas ainda dá para se maximizar este processo, o que também pode ser utilizado em seu ambiente de trabalho.
Diante da correria do dia-a-dia, em que é tão difícil nos reunirmos, vocês já pensaram em utilizar a opção grupos do WhatsApp como um ambiente de discussão e elaboração de projetos e/ou mesmo de reuniões? É isso mesmo meus nobres, a cada dia descobrimos mais e mais os recursos destas mídias e podemos incorporá-los a nossa rotina de trabalho.
Por exemplo, é comum vermos as pessoas postando fotos no Instagram, mas você sabia que você pode gravar e postar vídeos e áudios no mesmo? Além de postar fotos do seu dia-a-dia, o Instagram pode ser utilizado para que você compartilhe dados avaliativos, o resultado de votações realizadas em sua empresa ou IES, dentre outros aspectos.
Como indicação de leitura sobre o tema, deixo aqui um artigo super atual publicado agora no início do ano de 2019 intitulado “Metodologia do Ensino Superior com Tecnologias da Informação e Comunicação: Estratégias de ensino experienciadas, de autoria de Luis Paulo Leopoldo Mercado, Maria Gisélia da Silva Gomes e Carla Glycia Santos da Silva, o qual aborda justamente o uso das Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), as quais engloba as mídias sociais, como elemento a mais de inovação da qualidade de ensino superior. Reparem que apesar de se direcionar ao ambiente acadêmico, muito dos exemplos aí apresentados você pode aplicar em seu ambiente de trabalho.
Espero que gostem da leitura e não deixem compartilhar aqui a sua opinião do tema da semana, além de poder sugerir novos temas para as semanas seguintes. Abraços e até a próxima quinta-feira!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*