Quais livros estudar para a prova do ENEM?

Por Marcus Peralva

Eis que o período de recesso escolar chega ao fim e é chegado a hora dos nossos filhos retornarem a rotina de estudos, em especial aqueles que já se encontram cursando o Ensino Médio e estão prestes a realizar o temido Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Para todo adolescente este é um dos momentos mais conflitantes da passagem da vida “teen” (jovem) para a adulta, onde além de nos questionarmos sobre qual curso seguir, se teremos sucesso ou não, devemos nos preocupar primeiramente em como estudar, pois sem estudo, dificilmente você conseguirá uma boa pontuação junto ao ENEM.
É neste intuito que hoje dedicamos a nossa coluna de Literatura a fim de discutirmos com vocês “Quais livros devemos estudar para a prova do ENEM?”. Uma dica é vocês recorrerem as provas dos anos anteriores a fim de se familiarizarem com as principais obrar abordadas, além de se familiarizarem com o estilo/ estrutura das perguntas realizadas. Após isto você vai perceber que alguns clássicos da literatura estão quase sempre presentes nas provas, mas… quais são estas obras? Bem… vamos lhe dizer agora quem são elas:
Obra 1 – Dom Casmurro (Autor: Machado de Assis)
Obra 2 – A hora da estrela (Autora: Clarice Lispector)
Obra 3 – O cortiço (Autor: Aluísio de Azevedo)
Obra 4 – A rosa do Povo (Autor: Carlos Drummond de Andrade)
Obra 5 – Vidas secas (Autor: Graciliano Ramos)

Dois autores costumam ter alguns dos seus livros rotineiramente abordados nas provas do ENEM, são eles, Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis. Portanto… se atentem as obras destes autores, e se eu pudesse lhes indicar uma das obras acimas para começar a leitura, eu lhes recomendaria começar por “Dom Casmurro”, a história é sensacional lhe deixando na expectativa sobre os acontecimentos futuros que irão acontecer e em dúvida sobre fatos passados já ocorridos, é um verdadeiro conflito de emoções e julgamentos internos.
Para este domingo ficamos por aqui. Agradeço por esta sugestão de tema que vocês registraram aqui em nosso Portal e relembro como de costume para que vocês não deixem de registrar aqui novas sugestões, dúvidas e críticas sobre esta e as demais colunas do nosso Portal, além de nos seguir em nossas redes sociais @canalfolia (Instagram) e @canalfoliabr (Facebook).
Abraços cordiais a todos e até a próxima semana!

Fonte da imagem.

m. epochtimes.com.br/veja-aulas-literatura-baixe-livros-gratuitos-enem

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*