DRESS CODE: TENDENCIA NAS ORGANIZACOES

Por Madalice Moura

Dress Code, ou código de vestimenta, significa a forma de se vestir adequadamente para determinadas ocasiões.

No ambiente competitivo, o crescimento da carreira profissional está relacionado não somente em conhecimentos técnicos e comportamentais. A imagem pessoal e profissional transmite uma percepção e comunicação sobre o que pensa e deseja. A linguagem corporal diz muito sobre a personalidade e o estado de espírito de uma pessoa.

Atualmente as empresas estão investindo em seu dress code, determinando a forma que é aceitável no ambiente corporativo, que frequentemente está relacionado aos valores e imagem da empresa. Bem como, a apresentação dos seus profissionais como reflexo da empresa.

Algumas organizações possuem manual explicativo online ou escrito contendo desde forma como usar o uniforme, até uso adequado de acessórios e tipos de trajes em eventos corporativos. Percebemos que desta forma, evita-se um constrangimento do colaborador em vestir-se de forma inadequada em determinadas situações, tais como: reuniões, eventos, confraternizações e dia a dia.

A roupa de trabalho não é expressão de seu estilo pessoal. Devemos respeitar as normas e imagem da empresa. Cada profissão possui seu código de vestimenta a exemplo de publicitários e designers que são mais flexíveis e se vestem mais informais, casuais, normalmente possuem uma linguagem e estilo próprio de vestimenta. Os advogados e executivos são mais formais. Profissionais da área esportiva mais informais e flexíveis, entre outros exemplos.

A imagem profissional é muito importante no ambiente corporativo e precisamos estar atentos a linguagem e comunicação que passamos usando determinados trajes. É importante sabermos projetar a imagem que realmente desejamos transmitir.

Não é necessário mudar muito seu estilo pessoal e sim adequar-se a imagem e regras da empresa que trabalha. Por isso, ao escolher a organização ou profissão desejada , é necessário uma pesquisa previa para entender se realmente está relacionado aos seus valores, objetivo e personalidade.

Fonte da foto: https://blog.ipog.edu.br/educacao/fique-de-olho-nas-profissoes-que-estao-em-alta-em-2017/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*