O AUTOCONHECIMENTO E O PODER DO COACHING

Por Vera Santos

Conhecer-se é uma prática que é infinita e deve ser constante. Se você não conhece a si mesmo, como acreditar em sua própria capacidade? Como confiar em você mesmo? Como esperar que as pessoas confiem em você? Como ir em busca de realizar seus sonhos, se não acredita que é capaz de decidir e pagar o preço?
Você tem ideia de quanto você se conhece? A maior parte das pessoas acredita que é muito, mas a verdade costuma ser bem diferente.
É importante entendermos uma coisa fundamental, nossa vida está constantemente mudando. Os valores familiares e os do mundo externo, da escola, dos colegas, dos meios de comunicação, valores de difícil conciliação.
A vida pede definições, autoafirmações. O Coach poderá instrumentar seu Coachee a tomar consciência dos valores e crenças que herdou de sua infância, ajudando-o a redefinir valores mais condizentes com sua ânsia de viver.
A percepção de si mesmo é fundamental para guiar nossas decisões, planejar, organizar e realizar nossos objetivos, metas e sonhos, desenvolver nossas competências e habilidades e administrar nossas ações assertivamente. Muitas vezes, por não termos este autoconhecimento, nos vemos perdidos diante de diversas situações em nosso trabalho, em família, nos relacionamentos interpessoais, e assim, nos tornamos inseguros e extremamente dependentes dos conselhos e intervenções de outras pessoas.
E um Coaching de carreira seria um efetivo auxílio nesta fase de definição profissional e de inserção criativa no mundo do trabalho e da integração social.
O autoconhecimento significa olhar para si mesmo com honestidade e abertura para reconhecer, em si, as próprias capacidades. As próprias qualidades e falhas. Significa também apropriar-se de si e assumir a responsabilidade pela própria vida. Nós não somos vítimas dos fatos, coisas e pessoas. Somos protagonistas dos acontecimentos.
Concluímos que, o autoconhecimento é essa capacidade que nos permite perceber e agir de forma gradativa sobre tudo aquilo que necessitamos transformar em nós mesmos. É uma forma de independência, é uma ferramenta para resolver os problemas pessoais e encontrar a verdadeira felicidade que a vida pode proporcionar.

Fonte da imagem: https://holos.org.br/coaching-autoconhecimento/

One thought on “O AUTOCONHECIMENTO E O PODER DO COACHING

  1. Ricardo Varjão

    O coaching tem auxiliado no meu desenvolvimento pessoal e profissional, ficando clara a minha transformação e a forma como enxergo uma nova forma de olhar o futuro com mais direcionamento no que se trata em atingir objetivos e saber como seguir na direção certa.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*