MEIO AMBIENTE: AFINAL VOCÊ SABE O QUE ELE REPRESENTA?

Por Marcus Vinicius Peralva

Prezados leitores do Portal Canal Folia,

Na nossa coluna de Literatura de hoje, gostaria de abordar com vocês o tema “Meio Ambiente”. Na semana passada comemoramos no dia 05 de Junho o dia Mundial do Meio Ambiente, e para não deixar esta data passar em branco, eis que eu lhes questiono, vocês sabem o que é meio ambiente?

Normalmente quando falamos em meio ambiente lembramos logo de um ambiente de floresta, praia, jardim, mas o conceito de meio ambiente contempla muito mais coisas, do que estas lembradas por nos cotidianamente. Se pararmos para pesquisar o conceito de meio ambiente vamos ver que ele corresponde ao conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que influenciam e são influenciados pelos seres vivos que neles habitam, e deste conceito podem surgir algumas dúvidas…. o que seria estes tais fatores químicos, físicos e biológicos?

Os biológicos são aqueles relacionados a seres vivos, então incluem nós mesmos (humanos), vírus, bactérias, dentre tantos tipos de organismos que vocês conseguem ver em seu dia a dia. Por outro lado, os fatores físicos são representados pela radiação do sol, temperatura, umidade, brisas e ventos e os fatores químicos por nutrientes presentes na terra, na água, dentre outros.

E o porquê de tratarmos de meio ambiente aqui em nossa coluna? Você já se deu conta de como Salvador está extremamente quente, que quando chove os níveis pluviométricos costumam ser acima do normal, dentre outros acontecimentos estranhos que tem acontecido com cada vez mais frequência não só aqui, como em outras partes do país?

Tudo isto acontece porque o ser humano está cada vez mais destruindo o meio ambiente (isto já estamos cansados de saber), mas depois de tantos anos de descaso, a natureza agora demonstra as consequências das atitudes não planejadas do homem junto a natureza. Pode parecer besteira, mas até uma embalagem de bombom que você jogue no chão pode comprometer um animal que viva em um ambiente de rio ou de praia… pense que esta embalagem pode percorrer vários e vários metros, vários e vários quilômetros e afetar assim indivíduos que você nunca viu.

É com este espírito de pensamento ecológico que encerro a coluna desta semana, indicando para vocês a obra “Consumo sustentável, Manual de Educação” publicado pelo Ministério do Meio Ambiente” em 2005. Vocês verão que é um trabalho gigantesco, mas recomendo que vocês vejam o sumário desta obra e escolham o item que mais lhe agradem para ler. Ah…. e vocês conseguem encontrar este livro facilmente na internet, jogando o seu nome naquele famoso site de pesquisa online.

Abraço a todos e não deixem de registrar aqui as suas sugestões e críticas sobre a nossa coluna!

 

FONTE DA IMAGEM:

Poluição Ambiental

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*