LOCALIZACAO DA FAMILIA NA PALMA DA MAO

Por Prof. André Oliveira

No último domingo foi comemorado o Dia das Mães, mesmo sendo senso comum que todos os dias devemos comemorar esta data, neste dia existe a tradição de reunir a família e dar presentes para as mães da família. Pois bem, quem nunca ouviu uma mãe dizer que o maior presente é a família?

Cuidar da família se torna um desafio ainda maior quando pensamos nos dados do ano de 2018 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houveram crescimentos nos índices de lesões corporais, homicídios, entre tantos outros que não ficaremos aqui assustando os leitores. Os dados completos estão disponíveis no link:

http://www.forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2019/03/Anuario-Brasileiro-de-Seguran%C3%A7a-P%C3%BAblica-2018.pdf

Pensando no cuidado que cada mãe gostaria de dar a sua família, são relacionados aqui aplicativos de localização que podem dar uma mãozinha tecnológica, são os:
Aplicativos de localização em tempo real

São apps que podem ser instalados nos celulares e ficam transmitindo a todo momento a localização do celular (e de seu usuário) para as pessoas autorizadas, tipicamente familiares ou pessoas de sua confiança.

As funcionalidades podem variar de app para app, sendo consolidadas aqui algumas para que o leitor possa conhecer os recursos que estão disponíveis neste tipo de tecnologia:
– Quase todos funcionando em celulares Android ou iPhone;
– Permitem localizar o celular (e seu usuário);
– Existem apps com opção de monitorar a velocidade de deslocamento do celular para verificar se alguém está dirigindo ou pegando carona com alguém que está correndo;
– Alguns têm opção de troca de mensagens dentro do aplicativo;
– Muitos permitem criar “cercas virtuais” que alertam se alguém sair ou entrar em alguma área predeterminada, por exemplo sair ou chegar em casa;
– Podendo ser considerada uma extensão das cercas virtuais, existem ainda os que criam zonas seguras e zonas não seguras para os integrantes da família, gerando alertas em caso de entrada ou saída destas zonas;
– Além de monitorar em tempo real, alguns permitem criar o histórico por onde os usuários passaram, podendo até criar um mapa dos deslocamentos.

Os apps listados têm funcionalidades gratuitas que podem atender a parte dos usuários e versões pagas que permitem maior nível de controle:

* Sygic Family Locator

* Life360

* iSharing

* GPSWOX Family Locator

* MamaBear Family Safety

* Buscar meus amigos (somente iPhone)

  1. É importante lembrar que quanto mais funcionalidades, quanto mais preciso for o monitoramento, provavelmente vão gastas mais bateria dos celulares e usar mais o plano de dados, então, é importante usar com sabedoria estes recursos.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*