LESIONOU? FRIO OU CALOR?

Por Ivã Muniz

Depois de uma atividade física, ou uma torção, as dores aparecem e temos o habito de colocar gelo no local dolorido, porem será que esse procedimento é o correto?
Gelo
O uso do gelo após uma lesão alivia a dor, diminui a resposta inflamatória, o inchaço, a vascularização local, edema e promove uma contração muscular.
Calor
Por sua vez alivia a dor, relaxa a musculatura, aumenta a vascularização local levando mais nutriente e oxigênio para a região lesionada.

Conclusão: o uso do gelo após a lesão é bom para diminuir a dor e edema, porem o calor ao promover um aumento da vascularização levando nutrientes e oxigênio, ele esta trabalhando no processo inflamatório, que por sua vez é o inicio do processo de cicatrização, então é indicado que apos 24hs da lesão o uso calor será mais benéfico para que o nosso corpo produza a resposta necessária para a cicatrização. Vale ressaltar que se deve usar uma bolsa de agua quente, numa temperatura agradável ao paciente, pelo período de 10 minutos, duas a três vezes ao dia, o mesmo se aplica ao gelo.

Fonte da imagem:

www.mundoboaforma.com.br/tipos-de-lesao-muscular-diferencas-e-tratamento/

http://www.canalfolia.com.br

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