JUNHO: MÊS DE FESTAS E ENCANTAMENTOS

Por Auxiliadora Paiva

Quando o mês de Junho chega, algumas situações inusitadas surgem em nosso país, em nosso Estado e na nossa região. Junho é o mês de Santo Antônio, São Pedro e São João. Mês da chegada do inverno, das bombas e dos balões. Mês dos folguedos e da comilança, pois os quitutes oriundos do milho, são prá lá de tentadores, eles nos convidam a velejar no mar do pecado da gula. Ai como é bom sentir o cheiro da canjica de milho verde no ar.
Como é prazeroso saborear os bolos de aipim, carimã, tapioca e milho. Como é divertido sentar na mesa forrada com tecido xadrez e comer amendoim cozido ( o Viagra junino). Ai que saudade, quantas lembranças, um flashback agita os meus pensamentos. Lembro das pintas no rosto, feitas de lápis, dos dentes pintados de preto, da calça cheia de remendos, do chapéu de palha e dos traques de massa e das chuvas de estrelinhas.
Lembro do encantamento que sentia ao ver o céu estrelado, em meio da fumaça das fogueiras, todo colorido e brilhante, com a luminosidade dos balões. Bons tempos! Ainda sinto alegria de ficar ao lado da fogueira, esperando aquela amiga, para sermos ” comadres de fogueira”. Recordo também da ansiedade que nos invadia, esperando os nossos pais nos entregarem a cota da noite, para “tocar” fogos. Bom demais!
Ainda lembro da vizinhança na minha rua, visitando as famílias a pedir ajuda para comprar papel celofane, para fazermos as correntes e as bandeirolas. Era bom demais! Fazíamos cordas de barbante atravessando a nossa rua e todos em um mutirão de alegria, colavam as tiras de papel crepom. Que farra!
A noite após toda a produção visual, que nos transformavam em verdadeiros “caipiras”, tabareus, esperando a hora para sairmos em bloco, adentrando nas casas para perguntar: São João passou por aqui? E nessa hora, tão esperada, era servido o banquete junino. Era a culminância de semanas e dias de trabalho, para em uma só noite desfrutar de tanta alegria e satisfação.
Pois é meus queridos, quantos de vocês não estão tendo a gostosa sensação de recordar esses momentos? Esse é o encantamento do mês de Junho, mês que nos remete ao nosso Universo infantil e despretensioso que está escrito, com letras garrafais, na nossa mente, e em nosso ser.
Que possamos neste mês de Junho, através desse encantamento que ele tem, desenvolver em nós a paz e a harmonia, tarefas essenciais para atingirmos a plenitude. Enfim, visualizar a POSITIVIDADE, meta prioritária da nossa vida. Namastê.

Fonte da imagem:https://www.pinterest.es/pin/521150988121102416/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*