Independência do Brasil e o hino nacional

Por Marcus Peralva

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas, de um povo heróico o brado retumbante, e o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante (…)”.
Você com certeza ao ler o parágrafo anterior deve ter se lembrado, ou até mesmo cantado um ou mais trechos do hino nacional brasileiro, e eu lhes digo que você pensou certo. Realmente se trata de um trecho do nosso hino nacional e o mesmo, caso você nunca tenha se tocada, se refere ao processo de independência do Brasil, o qual é comemorado no dia 07 de setembro.
A letra do hino foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, sendo a melodia da música de autoria de Francisco Manuel da Silva, tendo se tornado a música oficial do país em 1 de setembro se 1971 e sendo cantada desde então com patriotismo por todos nós brasileiros.
Para saber mais sobre o processo de Independência do Brasil recomendo a vocês que consultem a Coluna de História desta semana, e para saberem um pouco mais sobre a letra do nosso hino, recomendo a vocês a leitura do documento “História Hino Nacional” disponível em PDF no link http://www.solepro.com.br/Musica/Hinos/HinoNacBras/Hist%C3%B3ria%20Hino%20Nacional.pdf
Relembro como de costume para que vocês não deixem de registrar aqui novas sugestões, dúvidas e críticas sobre esta e as demais colunas do nosso Portal, além de nos seguir em nossas redes sociais @canalfolia (Instagram) e @canalfoliabr (Facebook).
Abraços cordiais a todos e até a próxima semana!

FONTE DA IMAGEM:
www.figurasdelinguagem.net/independencia-do-brasil/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*