COMIDAS PROS FESTEJOS JUNINOS

Por Jean Spiess

Chegou mês de junho, São João comidas típicas.
A culinária típica das festas juninas consiste dos pratos feitos para as festas de veneração a São João, Santo Antônio e São Pedro que acontecem em Junho. São normalmente pratos a base de milho como canjica, o curau e pamonha. Dependendo da região onde for realizada, a culinária pode ter um caráter peculiar. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns dos pratos típicos para comemorar o São João.
Milho
A origem histórica das tradições juninas é a Europa, quando os agricultores realizavam festas para comemorar as colheitas. Em Portugal, a tradição é celebrar a colheita do trigo, que acontece no verão europeu, entre os meses de junho e setembro. Com a colonização do Brasil, o costume foi introduzido aos poucos por aqui. No entanto, o Brasil não era um grande produtor de trigo na época, por isso, as festas começaram a ser celebradas com outro grão, o milho. Atualmente, o item serve de base para quase todos os alimentos consumidos nas festas juninas. Além do milho cozido em si, outras comidas derivadas desse grão, como canjica, pipoca, curau e o bolo de milho ou fubá, são servidas durante os festejos. Há pratos feitos de milho que variam conforme a região, como a pamonha, mais comum nos estados de Goiás e Minas Gerais, e a polenta, tradicional entre os gaúchos. Já os nordestinos costumam usar o milho para fazer cuscuz, que pode ser consumido com carne-seca ou ovo cozido.

Amendoim
Entre as guloseimas feitas com amendoim estão o pé de moleque e paçoca. Servido com sal ou açúcar, o amendoim torrado é apreciado por muita gente nos festejos, mas não é só isso! A iguaria também é base para guloseimas como a paçoca doce, feita com farinha de mandioca e açúcar.O pé de moleque é outra amostra do que pode ser feito com o amendoim. Nesse caso, mergulhado em melado de rapadura. Além disso, outros pratos, como a canjica, levam o amendoim para incrementar o sabor.

Bolos
O bolo de mandioca (macaxeira ou aipim), também conhecido por mané pelado, é um dos patrimônios das quermesses juninas. As explicações para um título tão curioso são várias. A mais comum diz que o nome homenageia um agricultor que, por superstição, colhia mandioca nu. Outro ingrediente que pode ser usado em diversos pratos é o coco, que é incluído nas receitas de canjica e mané pelado. No entanto, o bolo de coco por si só é uma comida junina comum em diversas regiões do Brasil.

Nossas deliciosas receitas super práticas e deliciosas para o seu São João.
BOLO DE MILHO COM CREME DE GOIABADA
Ingredientes:
1 unidade de ovo
85g de açúcar refinado 60ml de óleo de milho
100g lata de milho verde 35 ml de leite de coco
50g de flocos de milho pré cozidos 25g de coco ralado fresco ou seco 10g de fermento químico
1 pitada de sal

Modo de Preparo:
Bater no liquidificador os ovos inteiros, o açúcar e o óleo por 3 minutos.
Juntar o milho verde e bater por mais três minutos.
Juntar os demais ingredientes e bater rapidamente até obter uma massa homogênea.
Distribuir a massa em forminhas com furo central, untadas e enfarinhadas e assar em forno preaquecido à 170ºC até que estejam dourados e firmes.
Deixar os bolinhos amornar e desenformar sobre uma grade, deixar esfriar.
Por último colocar o creme de goiabada.

Creme de Goiabada:
200g de goiabada macia ralada no ralo grosso 50ml de água
20ml de suco de limão coado

Modo de Preparo:
Em uma panela pequena misturar os ingredientes e levar ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme liso e brilhante.
Distribuir o creme quente sobre o bolo frio.

Bolo de Paçoca
Ingredientes
1 ovo
250g açúcar refinado
300g farinha de trigo
150ml leite integral
50g manteiga
50g pasta integral amendoim
10g fermento químico

Modo de Preparo:
Na batedeira acrescentar ovo, açúcar refinado, e a manteiga bater em velocidade média até ficar uma mistura homogênea, acrescentar a pasta de amendoim, o leite, a farinha de trigo e o fermento químico.
Cobertura
Ingredientes:
100g de cream cheese
20g açúcar
30g pasta de amendoim integral
4 paçoca de amendoim

Modo de preparo:
Na batedeira bater o cream cheese, o açúcar e a pasta de amendoim. Até ficar cremoso e homogêneo.
Colocar em um saco de confeitar e colocar sobre o bolo com bico pitanga e adicionar a paçoca de amendoim.

 

Fonte da foto: www.academiaassai.com.br

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*