TEM PRAGA VIRTUAL NOVA RONDANDO SEU WINDOWS (BLUEKEEP)

Prof. André Oliveira

Imagine que seu computador de uma hora para outra fique apresentando “tela azul” várias vezes durante o dia, aquele erro quando o Windows simplesmente trava e fica com vários códigos escritos em letras brancas com a tela toda azul ao fundo. Ainda pior, imagine uma mensagem na tela dizendo que seus dados foram sequestrados, que estão inacessíveis (criptografados) e para recuperá-los precisa pagar um resgate em moeda digital (Bitcoin).

Já passamos por algo assim em 2017 quando uma praga virtual apelidada de Wannacry causou prejuízos e assustou muitos usuários domésticos e empresas, afetando mais de 230 mil computadores em 150 países com prejuízos estimados em mais de 4 bilhões de dólares segundo a empresa de segurança digital Symantec. Foi um daqueles momentos em que a tecnologia virou notícia negativa e apareceu em destaque nos telejornais.

Essas possibilidades assustam, mas são só uma amostra do que pode estar prestes a acontecer novamente.

Uma nova praga virtual apelidada de BlueKeep tem potencial de marcar o ano de 2019 usando falhas encontradas no sistema que permite gerenciar um computador à distância, a Conexão de Área de Trabalho Remota. Essa falha ainda não começou a causar problemas, mas os especialistas consideram que existe risco de ser usada para espalhar outras pragas, incluindo a de 2017 e muitas outras de gravidades diversas.
A nova praga pode afetar máquinas com Windows 7, Vista e XP presentes em mais de 42% dos computadores ou notebooks, segundo pesquisa de maio/2019 do site NetMarketShare.com. Outras versões empresariais com o Windows Server 2003 até o 2008 R2 também podem ser afetadas. Apenas as versões mais novas como por exemplo o Windows 10 não são afetadas.

COMO SE PROTEGER

A única forma de proteger o computador do BlueKeep é atualizar o Windows, nem mesmo o antivírus pode garantir a segurança se as atualizações do sistema operacional não estiverem instaladas.

Segundo o site Wired.com, quase 1 milhão de computadores com Windows não estavam com as últimas atualizações que poderiam protegê-los desta falha.

Para atualizar o Windows 10 ao 7 siga os passos no link:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/12373/windows-update-faq

Para atualizar o Windows Vista e XP siga os passos no link (site em inglês):

https://support.microsoft.com/en-gb/help/4500705/customer-guidance-for-cve-2019-0708

Fonte da Imagem: MEDIGATE.io

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*