Agosto: será que ele é realmente um mês de desgosto?

Por Auxiliadora Paiva

Quando Julho vai chegando ao fim, começa a despertar nas pessoas, um sentimento de expectativa e ansiedade sobre o próximo mês do ano, em que as pessoas acreditam ser um mês de “agouro”. Essa é a conotação do mês Agosto, e é uma estrutura muito antiga, vinda de épocas remotas.
De acordo com a História Mundial, desde tempos passados, esse mês era conhecido como o”mês dos casamentos interrompidos”. Isto porque era nesse mês que os navegadores, saíam do continente europeu em busca de conquistas das novas terras, que ficaram conhecidas tempos depois como Novo Mundo. Com essas viagens dos navegadores, casais se separavam, algumas mulheres se tornaram viúvas, pois os seus companheiros partiam e não voltavam, em razão das tempestades e naufrágios. Para elas, Agosto se transformava em um mês de muito desgosto e de agouro, fazendo com que o número de casamentos nesse mês, tivesse uma redução dramática, principalmente entre as pessoas envolvidas com a navegação. A situação descrita era muito comum, principalmente em Portugal.
Essa crendice tomou corpo e se espalhou pelo mundo.Coincidentemente, observamos que alguns acontecimentos trágicos e de grande vulto surgiram nesse mês, acendendo assim nas pessoas a chama da Superstição. Entre esses acontecimentos listamos: a morte de Getúlio Vargas (1954); o início da Segunda Guerra Mundial (1945) ; a subida ao poder por Hitler dentre outros.
Porém, vamos começar a desmistificar essa situação que envolve o mês Agosto. Por uma questão de semântica, o Homem, rimou Agosto com Desgosto. Ele é o mês que inaugura para os esotéricos, uma nova condição energética. Isto por que, pela Numerologia, o número 08, tem um significado muito especial, pois ele representa uma condição de mudança de padrões. O 08 representa um Odu denominado Ejionile, cuja regência vem com as águas sagradas.
Esse Odu, traz o equilíbrio, a coerência, a maturidade, a amorosidade. O mês Agosto, traz em nome desse Odu, uma carga de energia positiva muito favorável para a realização de grandes negócios.
Se observarmos, com olhos apurados e sem misticismo os fatos que ocorreram em Agosto, apesar de alguns terem sido trágicos e perigosos, eles serviram para reformular e repaginar o cenário nacional e o mundial.Agosto, apesar da crendice popular, é um mês que possui eventos de grande importância para todos. Por exemplo, ele é o mês que antecede a Primavera, a estação das flores, a estação da diversidade de cores e perfumes. Ele encerra o período da renovação das folhas, onde as árvores plantadas assumem uma coloração mais vital, mais clorofilada. Por ser o último mês do inverno, as temperaturas vão começando a se modificar, pela proximidade da Primavera.

Mas também encontramos em Agosto, algumas datas comemorativas, de grande importância para todos nós. Vejamos algumas:
1. Dia do Estudante (11);
2. Dia do Advogado (11);
3. Dia do Folclore (22);
4. Dia do Soldado (25);
5. Dia do Nutricionista (31).
Essas são datas fixas, irremovíveis. Mas também temos uma data muito especial, que comemoramos em Agosto, que é o Dia dos Pais. Data removível, que sempre acontece no segundo domingo desse mês. Apesar de não ter um dia fixo, este ano será no dia 11, ela representa um marco para a sociedade. Nesta data reverenciamos a figura paterna, a sua força e sua participação na vida dos filhos.
Por tudo que vimos e falamos sobre o mês Agosto, paramos e refletimos sobre o tema. Assim podemos observar que Agosto, é simplesmente um das doze partículas de energia que compõem a Paleta Anual.
Cada mês, tem a sua qualidade energética, tem uma vibração específica. E com Agosto nada é diferente, pois por mera coincidência, alguns episódios ocorreram nesta época. Em função dessa estrutura, formou-se em torno desse mês uma Aura de Negatividade, que carece ser aos poucos diluída. Pois os fatos que ocorreram em Agosto, também apareceram e aparecerão em outros meses.
Que possamos mudar essa conotação, que passemos a ver Agosto, não como mês de Desgosto, mas como mês do Reforço.
Reforço da fé, da Persistência, da Personalidade, da Mobilidade e do Crescimento. Que tenhamos a capacidade de entender, que as crendices se perpetuam a partir do momento, em que a sociedade insiste em continuar com o mesmo padrão.
Todos os meses tem a sua carga de Negatividade, tão quanto Agosto. É preciso acreditar e investir no fortalecimento da nossa estrutura psico-físico-bio-mental. É assim que conseguiremos quebrar essa energia tão desgastante e desolodora que envolve Agosto.
Bem-vindo Agosto, que a sua chegada venha trazendo Paz, Alegria, Saúde, Sucesso e Felicidade.
Que possamos mudar essa realidade, com a nossa coragem de repaginar, persistência para investir em novos empreendimentos pessoais. Tolerância para saber esperar o momento certo para mudar.
Namastê.

Fonte de Pesquisa:
www.mundoeducacao.bol.uol.com.br
Fonte da imagem:

www.topimagens.com.br

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*