Salvador: Programação completa do Festival da Virada

A prefeitura de Salvador, divulgou hoje (4) a programação completa do Festival da Virada Salvador, evento que marca a entrada de 2018.

Maior festa de fim de ano do Brasil, o Festival Virada Salvador terá 70 horas de música e 29 atrações no palco principal. Além dos 22 artistas que já tinham sido confirmados, a Prefeitura anunciou sete novos shows que completam a grade e adiantou mais alguns detalhes para o público, durante coletiva realizada nesta segunda-feira (4), no Palácio Thomé de Souza. Estiveram presentes o prefeito ACM Neto, o vice Bruno Reis e o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, demais autoridades municipais e imprensa.


As novidades são os shows da cantora Pabllo Vittar; do multiartista Carlinhos Brown, que faz show acompanhado pela banda Timbalada; da cantora Mariene de Castro; do sertanejo Gusttavo Lima; da banda mineira Jota Quest; e do grupo Olodum. Eles se somam às demais atrações que já haviam sido divulgadas pela Prefeitura: Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Skank, Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Matheus e Kauan, Luan Santana, Danniel Vieira, Daniela Mercury, Cláudia Leitte, Margareth Menezes, Harmonia do Samba, Léo Santana, Psirico, Bell Marques, Duas Medidas, Rafa e Pipo, Aviões, Wesley Safadão, Solange Almeida, Alok e Saulo.


O público que comparecer ao Festival da Virada não vai ficar parado entre os intervalos dos shows. Enquanto os organizadores trocam os equipamentos do cenário para o início do novo espetáculo, haverá apresentação do grupo FitDance para manter a plateia em clima de festa. A abertura dos portões acontecerá às 16h – exceto nos dias 31/12 e 1º/1, que ocorrerá às 15h – e os grandes shows terão início as 18h30, com duração média de 1h30.


O prefeito ACM Neto afirmou que esta será a maior virada de ano musical de todos os tempos da cidade e do Brasil. “Montar uma grade como essa não é fácil e estamos conseguindo fazer isso em parceria com a iniciativa privada, realizando um evento gratuito, com toda a segurança e já aprovado pelo baiano e pelo brasileiro. Já tivemos a notícia de que haverá um aumento de 30% na ocupação dos hotéis na virada do ano, em comparação com o mesmo período de 2016. Isso demonstra o acerto desse projeto, o que para a economia da cidade é muito importante pelos empregos que são criados e por toda a movimentação em torno do turismo.”


O presidente da Saltur salientou que a iniciativa já tem resultado em boas notícias para a capital baiana. “Um site especializado de busca em turismo, o Kaiak, tem colocado Salvador como o segundo destino mais procurado no país no Réveillon, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Estamos muito otimistas de que a gente fará, talvez, o maior Verão e, claro, o maior Réveillon de todos os tempos. Estamos, inclusive, com uma campanha com vídeo promocional e a hashtag #SalvadorCapitalOficialdoVerão para impulsionar a cidade como o principal destino turístico do Brasil”, completou Isaac Edington.


Apesar de estar programada uma coletiva, uma semana antes da festa, para detalhar os serviços a serem disponibilizados para o Festival Virada Salvador, alguns itens já foram abordados na apresentação desta segunda-feira. Um deles diz respeito ao acesso ao espaço, que será feito através de dois portais e onde o público passará por revista para evitar adentrar ao local com objetos inadequados. Outro ponto é a criação de estacionamento com mil vagas na área ao lado da estrutura, além das vagas Zona Azul. A pista que está sendo construída atrás do antigo Aeroclube, que margeia 1,4km de orla, será interditada no período do evento. Além do espaço gratuito, o público também poderá contar com dois camarotes, um a preço popular e outro com mais atrações, com entrada comercializada por empresa vencedora de licitação de concessão para exploração das estruturas.


Será montado um esquema especial com trânsito e transporte, segurança, saúde, salvamento marítimo e ordenamento de ambulantes, dentre outros serviços. A construção da estrutura do festival já está a pleno vapor e a estimativa é de que tudo esteja pronto até o próximo dia 22.


Grupos Culturais abrem o Festival – Além da programação no palco do Festival da Virada, cinco grupos da cultura afro na Bahia foram convidados para se apresentar nos festejos. Nos dias 28, 29 e 30, a música começa às 17h, com apresentações, em forma de cortejo, dos grupos Malê Debalê, Muzenza e Cortejo Afro, respectivamente. Nos dias 31 e 1°, a abertura fica por conta do Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy, ambos às 16h. Todos desfilarão pela Arena Cidade da Música, que, durante os dias de festa, recebe o nome de Arena Daniela Mercury, em homenagem à precursora das comemorações do dia 1° na capital baiana.


Roda Gigante – Outra novidade vai deixar a Arena Daniela Mercury ainda mais empolgante. Pela primeira vez, o Réveillon de Salvador vai contar com uma super roda gigante. Sucesso no Rock in Rio e no Vila Mix de Goiânia, a estrutura possui 36 metros de altura e é toda iluminada em LED. O equipamento tem capacidade para receber até 140 pessoas de uma só vez.

Virada do ano – Quem estará no palco comandando a contagem regressiva para a virada do ano é a cantora Ivete Sangalo. O novo hit da cantora “Cheguei pra te amar”, lançado em parceria com MC Livinho no fim de outubro, já tem mais de 11 milhões de visualizações no Youtube. A música, aposta da artista para o verão brasileiro, integra o set list que vai animar baianos e turistas na festa de celebração para a chegada do novo ano. Isso, é claro, ao lado de clássicos da carreira da artista, que acumula mais de 300 canções, fora as participações especiais, com mais de 15 milhões de cópias vendidas e 150 prêmios nacionais e internacionais.

Em quatro anos de participação no Réveillon de Salvador, esta será a terceira vez que Ivete comanda a festa da virada organizada pela Prefeitura. Também será o último show da cantora antes da parada para acompanhar os últimos meses de gravidez e nascimento de suas gêmeas.

O público que acompanhar a virada do ano do Festival Virada Salvador vai conferir também os 15 minutos do show piromusical que está sendo preparado para receber 2018. Além da Arena Daniela Mercury, Salvador vai contar com mais pontos de fogos na Barra, Rio Vermelho, Amaralina, Jardim de Alah, Patamares, Itapuã, Cajazeiras, Boa Viagem, Santo Antônio Além do Carmo, Ribeira, Paripe, Periperi, praia de Paramana (Ilha dos Frades), praia de Santana (Ilha de Maré) e na ilha de Bom Jesus dos Passos.

A noite da virada vai contar ainda com os shows da cantora Amanda Santiago, com o axé do músico Bell Marques, o romantismo sertanejo da dupla Jorge e Mateus, com os sucessos da cantora Marília Mendonça, além da música do DJ Alok e da banda Psirico.

Arena Cidade da Música – Surge um novo espaço para realização de grandes shows em Salvador. Localizado na orla da Boca do Rio, de frente para o mar, em uma área ao lado do Parque dos Ventos e perto do futuro Centro de Convenções da cidade, a Arena Cidade da Música conta, ao todo, com 55 mil m² que estão sendo preparados para receber um público estimado de 500 mil pessoas por dia. A exceção é o último domingo do ano (31), que deve contar com cerca de 700 mil pessoas no local à espera de 2018, 30% a mais do que no último ano.

O espaço, estudado e avaliado por diversos órgãos da Prefeitura, tendo ainda o aval de engenheiros e arquitetos, foi compartimentado em áreas de conteúdo para receber dezenas de ações ao mesmo tempo, seguindo a topografia do local. Todo um esquema de serviços será montado para atender a baianos e turistas que pretendem ir à festa, desde a segurança até a mobilidade. O Festival Virada Salvador tem patrocínio da Brahma Extra.​


Programação completa

28 de dezembro – quinta-feira – 17h

*Cortejo com Malê de Balê

Shows: Duas Medidas

Pablo Vittar

Gilberto Gil

Gusttavo Lima

Aviões do Forró

Harmonia do Samba

29 de dezembro (sexta-feira) – 17h

*Cortejo com Muzenza

Shows: Rafa e Pipo

Skank

Luan Santana

Claudia Leitte

Saulo

Solange Almeida

30 de janeiro (sábado) – 17h

*Cortejo com o Cortejo Afro

Shows: Olodum

Carlinhos Brown e Timbalada

Wesley Safadão

Jota Quest

Matheus e Kauan

Leo Santana

31 de janeiro (domingo) – 16h

*Cortejo com Ilê Aiyê

Shows: Amanda Santiago

Bell Marques

Jorge e Mateus

Ivete Sangalo

Marília Mendonça

DJ Alok

Psirico

1° de janeiro (segunda-feira) – 16h

*Cortejo com Filhos de Gandhy

Shows: Danniel Vieira

Margareth Menezes

Daniela Mercury

Mariene de Castro

*FitDance faz apresentações nos intervalos de todos os shows.​

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Acrescente o seu