EDIÇÃO DE ENCERRAMENTO DO CONTOS E CANTADORES HOMENAGEIA MESTRE WALDEMAR DA LIBERDADE

O berimbau customizado com pinturas e a afinação peculiar do canto de Mestre Waldemar da Liberdade (1916 – 1990) vão dar o tom da edição de encerramento do projeto Contos e Cantadores, que acontece neste sábado (24), 17h, no Museu Rodin (Palacete das Artes – Graça). Conhecido por ter sido um exímio cantador e por ter trazido as cores das tintas para os berimbaus, Waldemar da Paixão será o homenageado do encontro, que irá passear pela sua história de vida, realçando seu legado enquanto mestre de capoeira e líder comunitário que foi.

 

Durante o evento, haverá exibição do documentário O Herói da Liberdade: Waldemar da Paixão (25min), produzido ano passado por Mestre Negoativo (BH), que revisitou o bairro do Pero Vaz, na Liberdade, e registrou o depoimento de inúmeros discípulos de mestre Waldemar. O curta metragem sobrepõe imagens atuais com outras do tempo em que ele er avivo e tinha uma atuação determinante na sua comunidade, seja no Barracão, onde acontecia suas rodas de capoeira que recebendo pessoas de toda cidade, seja no seu ateliê, onde fabricava seus berimbaus pintados.

 

“Chegou um momento que o mundo inteiro começou a querer comprar os berimbaus coloridos do Mestre Waldemar, que acabou virando um símbolo da Bahia. Então ele precisou aumentar sua produção, montou seu ateliê no Pero Vaz e então, a partir de 1940, passou a dar emprego para mais de 20 pessoas da comunidade, reforçando o respeito e importância que tinha para seu bairro e deixando sua marca como artista plástico e visual também”, reforça Mestre Negoativo, um dos convidados do encerramento do projeto.

 

Outro momento do encontro é a Ação Griô, que consiste nos relatos dos discípulos e amigos do Mestre Waldemar que, através da cultura oral, falarão sobre os aprendizados que ficaram da convivência que tiveram com ele. Além de Mestre Negoativo, estão confirmados Mestre Olavo e o idealizador do projeto, Mestre Sabiá. O fechamento da programação acontece com o Sarau de Encerramento, em que cantadores reunidos farão uma homenagem ao mestre que edificou a capoeira no Brasil e no mundo através de sua personalidade marcante, seu berimbaus customizados e seus cânticos de afinação única.

 

O Circuito Contos e Cantadores tem realização assinada pelo Projeto Mandinga e Aú Marketing com Propósito e apoio financeiro apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Com a realização do último encontro neste sábado (24), o projeto conclui uma temporada de quatro edições, realizadas em diferentes museus de Salvador com a homenagem de quatro diferentes mestres, sendo eles Mestre Gato, Mestre Bimba, Mestre João Pequeno e agora Mestre Waldemar da Liberdade.

 

“Comemoramos a conclusão do projeto entendendo que demos uma contribuição para a divulgação da histórica do povo brasileiro a partir do cancioneiro da capoeira. Foram encontros muito felizes, em que podemos chamar a sociedade como um todo para este momento de reflexão sobre o legado desses grandes mestres tão representativos da cultura popular e fundamentais para a internacionalização da capoeira. Quem já conhecia, teve a oportunidade de revisitar a obra deles, e quem não conhecia, passou a conhecer. È imensa a felicidade de ter visto esse projeto acontecer, cientes que somos da sua importância para a preservação da cultura oral presente nos contos e cantos da capoeira”, realça Mestre Sabiá, à frente do Projeto Mandinga e idealizador do Contos e Cantadores.

 

PROJETO MANDINGA – O Projeto Mandinga – Associação Integrada de Educação, Artes e Esportes realiza programas educacionais, culturais e esportivos desde 1998, com a missão de desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano por meio de promoção de projetos e atividades que tenham ênfase na capoeira. Tendo à frente Mestre Sabiá, que mantém a entidade com recursos próprios, doações e venda de bens e serviços pelo projeto produzidos, a entidade ainda se destaca na promoção de eventos de porte que refletem a vocação da Bahia como matriz da capoeira e centro de cultura popular de projeção internacional.

 

 

AÚ MARKETING COM PROPÓSITO – Empresa de comunicação, estratégia e marketing, a Aú é especializada em projetos sociais e culturais de impacto positivo. Além de atuar no planejamento e alinhamento estratégico de organizações que visam uma atuação através de um propósito, a Aú também assina conteúdos de impacto, sendo idealizadora de projetos com essa abordagem. Seja criando projetos ou atendendo seus clientes, a Aú busca caminhos para contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

 

 

 

SERVIÇO:

Contos e Cantadores – 4º encontro – Encerramento

Quando: 24 de novembro (sábado)

Horário: 17h

Onde: Museu Rodin – Palacete das Artes (Rua da Graça, 284, Graça)

Entrada franca

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Acrescente o seu